No mês de maio, os adolescentes acolhidos nas Aldeias SOS participaram de duas oficinas, além da ação do dia nacional da adoção. No dia 04 de maio, aconteceu a terceira de uma série de quatro oficinas realizadas em parceria com o Nave-Natal, Grupo de Aceleração e Valorização da Estácio – Projeto de Extensão da referida faculdade sobre inclusão digital. Nestes encontros, no laboratório de informática da Estácio, os adolescentes aprenderam um pouco sobre a história da computação e da internet, criaram e-mails, utilizaram dispositivos de armazenamento em nuvem e tiveram contato com programas de edição de textos. O objetivo é qualificá-los para o mercado de trabalho, garantindo-lhes familiaridade com o tema e com o computador.
Pensando também na formação profissional dos jovens, no dia 11, foi convidado para participar da oficina o consultor do SENAC Daniel Salustino, com larga experiência com aprendizagem. Daniel, que já havia comparecido a uma atividade com o grupo em 2018, compartilhou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional e trabalhou com os jovens algumas dinâmicas com o objetivo de reconhecer suas metas, suas qualidades, suas dificuldades para alcançá-las. Os adolescentes listaram algumas profissões de interesse e foram instados a pensar nas aptidões para desenvolvê-las bem e nas características que precisam aprimorar para isso. O momento foi encerrado com uma canção e a celebração do aniversário de um dos adolescentes.
Já no dia 25, a oficina foi substituída por uma manhã de lazer com cinema e parque de diversões, como parte da programação da Semana de Adoção.