No último dia 19 de agosto um grupo de cinco voluntários do Acalanto Natal embarcou para o estado de São Paulo com o intuito de dividir experiências sobre adoção, relatando os detalhes do trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte pelo Projeto. Durante todo o final de semana o aprendizado e a troca de conhecimentos foram os pontos principais da capacitação, que reuniu 13 Grupos de Apoio à Adoção (GAA) de São Paulo e um de Minas Gerais.
Na oportunidade, o PAN mostrou um pouco das atividades realizadas por cada um de seus departamentos. Para tanto, se fizeram presentes representantes do Jurídico, Social, Comunicação e Educação, que falaram do plano de ação de cada setor.
Durante a permanência em SP os voluntários do PAN tiveram a oportunidade de reencontrar os fundadores do Projeto Acalanto São Paulo, que serviram de apoio e inspiração para a fundação da ong em Natal. A capacitação serviu para fortalecer os GAA’s em seus propósitos de lutar por dias melhoras para crianças e adolescentes do nosso país.
A voluntária e diretora do setor de Comunicação do Acalanto Natal, Isabelle Marinho considera a capacitação como um momento de fortalecimento da causa. “O Acalanto São Paulo conta a história de uma grande família que tomou a adoção como missão de vida. Foi maravilhoso estar lá, aprender um pouco e ser contagiada com histórias tão ricas, além de sentir um pouco do amor que é doado todos os dias. Estar em São Paulo foi um resgate às nossas raízes, um incentivo a buscarmos fazer cada vez mais pela adoção em nosso país. A troca de experiência é fundamental para o aprimoramento do trabalho que desenvolvemos. O nosso objetivo de tirar crianças e adolescentes de situação de risco se faz cada vez mais necessário”, avalia.