Projeto Acalanto Natal
Colabore com nossas ações:
Banco do Brasil
Agência:
1533-4
Conta Corrente: 113180-X
Chave Pix: 01.941.920/0001-77 (CNPJ)
Central de Doações: (84) 9117-4759
(84) 9.9117-7732
2 de dezembro de 2015

Projeto Atitude Adotiva realiza capacitação com funcionários do Colégio Prince

A atitude adotiva foi a tônica do encontro que aconteceu no último sábado (28) nas dependências do Colégio Prince, entre os voluntários do Acalanto Natal e os funcionários da instituição de ensino. Envolvidos em uma manhã de conhecimentos, troca de experiência e muita vontade de aprender, os professores e funcionários do colégio receberam orientações de como lidar com as diferenças e educar os alunos sem as barreiras do preconceito e discriminação.

No início da formação a voluntária Fabiana Fontes esclareceu aos presentes sobre as atividades e principais ações desenvolvidas pela ONG. Em seguida, a psicóloga Andrea Galetti provou aos ouvintes que as crianças precisam confiar e sentir segurança nas pessoas com quem convivem ao promover uma dinâmica envolvendo duas professoras da escola.

Na sequência, houve o principal momento da formação, em que as pedagogas Erika Canhestro e Rejane Bruno levaram aos professores dicas e informações para que pudessem trabalhar a Atitude Adotiva em sala de aula, utilizando exemplos e temas a serem abordados no cotidiano escolar das crianças, como a quebra da padronização do que é belo e da utilização de cores específicas para meninos e meninas. “A beleza está na diferença e não em todos serem iguais”, esclareceu Erika.

Para a coordenadora do Projeto Atitude Adotiva nas Escolas, Marília Lima Bezerra, o primeiro momento de trabalho com o Colégio Prince foi muito positivo. “A reunião foi muito produtiva. Conseguimos levar as pessoas a refletirem sobre a atitude adotiva e a se colocarem no lugar do outro, a pensar na cidadania, no respeito”, relata.

Para os mais de 90 funcionários do Prince presentes na formação foi um momento de absorver uma nova maneira de encarar o mundo. De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria Claudia da Silva, o encontro proporcionou o crescimento pessoal de cada um dos participantes, mostrou a todos a importância de se ter um olhar mais compreensivo com o outro. “Acolher é o primeiro passo para a mudança. Já estamos ansiosos para iniciarmos as atividades do atitude adotiva em nossa escola, junto aos nossos alunos”, encerra.