Projeto Acalanto Natal
Colabore com nossas ações:
Banco do Brasil
Agência:
1533-4
Conta Corrente: 113180-X
Chave Pix: 01.941.920/0001-77 (CNPJ)
Central de Doações: (84) 9117-4759
(84) 9.9117-7732
27 de maio de 2019

Cine Acalanto Especial acontece na Semana Estadual da Adoção

Neste mês de maio, em meio às ações da Semana Estadual da Adoção, o Cine Acalanto exibiu o primeiro episódio da renomada série da Netflix: Anne with an E (ou Anne com E, em português). Anne é uma menina de cabelos vermelhos, sardas e uma mente brilhante que aos 13 anos é finalmente adotada pelos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert. Sua chegada quebra todas as expectativas e transforma a vida do casal e de toda a comunidade em que eles vivem.

Como de costume, as atividades de acolhida iniciaram-se às 19h, com a integração dos participantes, preparação das pipocas e bebidas trazidas em formato de lanche coletivo, introdução ao tema do filme e apresentação das perguntas para discussão após a exibição, a fim de direcionar o olhar dos presentes à sessão, que começou pontualmente às 19h30 e o episódio teve duração em torno de 1h20.

Durante as discussões, os participantes puderam compartilhar suas experiências individuais, relatando tanto as suas vivências como as suas expectativas e anseios, erros e acertos, discutindo e compreendendo temas trazidos à tona pelo episódio, tais como: expectativas e idealizações (tanto do casal de irmãos quanto da Anne) quanto à adoção; a reação do casal no confronto com a criança real; e da Anne quando se depara com a família real; a reação da comunidade (família extensa) e sua influência no núcleo familiar; o que são os ‘flashbacks’ da Anne e como essas memórias influenciam na construção da relação familiar; como ocorreu a vinculação afetiva entre Anne e seus pais adotivos; assim como o dito e o não dito e sua influência na construção das relações. Todas essas questões foram transpostas do filme para a vida real e ilustrada com exemplos trazidos pelos presentes, promovendo, assim, importantes aprendizados no tocante a condução do processo de transposição dos vínculos afetivos para a família substituta, bem como da criação e educação dos filhos por adoção. 

O Cine Acalanto é um projeto do Departamento de Educação e Cultura (DEC) do Acalanto e visa o autoaprimoramento, quer no âmbito pessoal, familiar ou institucional (no caso dos voluntários, que dessa forma se educam sobre as questões relativas à adoção), tendo como ponto de partida a linguagem filmográfica que tanto apreciamos e propondo discussões e problematizações que vão além, fazendo com que algumas temáticas saiam da tela para a vida real, que às vezes é linda, outras vezes nem tanto. 

O próximo encontro ficou marcado para o dia 19/06, na sede do Acalanto, sempre iniciando o acolhimento às 19h, com a sessão iniciando-se pontualmente às 19h30.