Projeto Acalanto Natal
Colabore com nossas ações:
Banco do Brasil
Agência:
1533-4
Conta Corrente: 113180-X
Chave Pix: 01.941.920/0001-77 (CNPJ)
Central de Doações: (84) 9117-4759
(84) 9.9117-7732
1 de maio de 2016

Voluntários do Acalanto Natal realizam capacitações em cidades do Nordeste

O ano de 2016 começou movimentado para os integrantes do Projeto Acalanto Natal, tendo em vista a quantidade de atividades desenvolvidas nos primeiros meses do ano. Só nos primeiros quatro meses de 2016 já foram realizadas 3 capacitações em cidades do Nordeste, com a criação de dois grupos de apoio à adoção, sendo um em Brejo Santo, no Ceará, e o outro em São Luiz, no Maranhão.

A primeira formação aconteceu na cidade de Brejo Santo, no cariri cearense, nos dias 16 e 17 de janeiro. Na ocasião, o vice-presidente do PAN, Cláudio Medeiros, ministrou a capacitação em parceria com os voluntários do Projeto Acalanto Fortaleza. Ao final do encontro, foi criado mais um grupo de apoio, com o nome Acalanto Brejo Santo.

Na segunda oportunidade, cinco voluntários do Projeto foram à capital cearense para capacitar os integrantes do Projeto Acalanto Fortaleza que se interessaram em iniciar o Projeto Atitude Adotiva naquela cidade. O intercâmbio de projetos aconteceu nos dias 16 e 17 de abril e contou com aproximadamente 20 participantes, todos já vinculados à ong de Fortaleza.

Em Natal, o Atitude Adotiva faz parte da Diretoria de Educação e Cultura, liderado pelos voluntários Marcelo e Marília Bezerra, que avaliaram positivamente a ação no Ceará. “Eles compreenderam a filosofia do projeto, ficaram reflexivos e já estavam com boas ideias para iniciar as atividades. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido, não poderia ter sido melhor”, comentou Marília.

Já no final de abril, nos dias 21, 22 e 23, foi a vez da cidade de São Luiz receber os integrantes do Acalanto Natal, nas pessoas de Rejane Bruno e Cláudio Medeiros, para a capacitação sobre a criação e a importância do trabalho dos grupos de apoio à adoção. O evento contou com a participação de aproximadamente 25 interessados e abordou temas como: a adoção e a rede de proteção, situação de risco, destituição do poder familiar, acolhimento institucional, além de esmiuçar a importância do grupo de apoio, o funcionamento cotidiano e o compromisso do trabalho voluntário.

O evento foi amplamente divulgado na mídia local, com matérias televisivas e de jornal impresso sobre a temática e tendo como fontes os voluntários do PAN. Para a alegria dos presentes, ao final do encontro foi criado a ong AME, a primeira instituição voltada para adoção do estado do Maranhão.