Projeto Acalanto Natal
Colabore com nossas ações:
Banco do Brasil
Agência:
1533-4
Conta Corrente: 113180-X
Chave Pix: 01.941.920/0001-77 (CNPJ)
Central de Doações: (84) 9117-4759
(84) 9.9117-7732
12 de maio de 2016

Projeto Acalanto e CEIJ promovem II Semana Estadual da Adoção

Cinema, caminhada pela adoção e palestras serão algumas das atividades em alusão ao Dia Nacional da Adoção.

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção em todo o país. Para comemorar esta data, o Projeto Acalanto Natal em ação conjunta com a Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude (CEIJ), a Comissão Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizam de 21 a 25 de maio a II Semana Estadual de Adoção, com o tema: “O direito da criança à convivência familiar”.

Atualmente, existem cerca de 276 crianças em abrigos no Rio Grande do Norte. Ninguém lê histórias para elas dormirem. Ninguém as acorda com um beijo. Elas têm o direito a uma família, mas as famílias biológicas lhes negligenciaram, mal trataram ou abandonaram. Deste total, apenas 40 crianças e adolescente estão aptas para adoção. Lembrar destas crianças e chamar atenção da sociedade para a situação delas é a real intenção desta segunda edição do evento.

“Esse é o momento de colocarmos em foco essas crianças que são tantas vezes esquecidas. Todo mundo sempre lembra das famílias que querem ter filhos, que querem adotar e falam da adoção como um processo demorado e sofrido para os adotantes. Precisamos mudar de perspectiva: o direito à família é da criança e a urgência também. São as nossas crianças que estão crescendo em abrigos sem oportunidades e, principalmente, sem amor”, afirma Roberto Teixeira, presidente do Projeto Acalanto.

Os cinco dias de evento serão divididos entre programações voltadas paras as crianças abrigadas, famílias adotantes e simpatizantes da causa e outra direcionada aos profissionais da rede de atendimento, tais como: juízes, promotores, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. No sábado (21), através de uma parceria entre o Projeto Acalanto e o Cinépolis Natal Shopping, haverá uma sessão de cinema exclusiva para as crianças e adolescentes abrigados, entre dois e 17 anos, com direito a pipoca e refrigerante. Após o filme, as mais de 106 crianças e jovens irão desfrutar um momento de pura diversão no Puppy Play 3.

Já o dia 22 será marcado pelo Domingo da Adoção, dentro da programação do Projeto Cidade Viva, na Via Costeira. O evento iniciará às 15h e, na ocasião, terá atividades especiais para a criançada, com contação de histórias por Daluzinha Luz, show musical com o Príncipe Feliz e, ainda, atividade física para os adultos com a equipe do Summer Fit. Além disso, distribuiremos  algumas guloseimas para os pequenos. A Caminhada é aberta ao público e terá venda de camisetas no local, ao custo de R$25,00 reais.

Depois da diversão, começa um ciclo de palestras voltados para profissionais da rede de atendimento. Na segunda-feira (23), acontece o I Encontro de Juízes, Promotores, Advogados e Defensores Públicos do RN. Na terça (24), haverá uma mesa redonda sob o tema “A Assistência às Mães Biológicas e às crianças encaminhadas para adoção”, voltada aos  profissionais de psicologia, assistência social, funcionários da saúde e dos CRAS e CREAS. O debate proposto tem o objetivo de orientar os profissionais em relação as medidas legais a serem tomadas face a manifestação de uma gestante de dar o filho, assim como no trato humanização que esse atendimento demanda.

No dia 25 de maio, a 2ª Vara da Infância estará nas escolas públicas e privadas de Natal conversando com os gestores sobre a importância de abordar o tema adoção nas instituições de ensino. A novidade dessa edição da Semana da Adoção é a inserção de Mossoró na programação. A cidade recebe na quarta-feira (25) o I Encontro Regional sobre Adoção e II Jornada dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para saber mais e se inscrever para as palestras envie um e-mail para ceijrn@tjrn.jus.br, ou acesse: www.projetoacalantonatal.com.br.

Participe desse evento e seja um multiplicador da adoção!